Vote na enquete! Qual a imagem evangélicas mais bonita para você?
Curta para votar

Curta para votar

Curta para votar

Curta para votar

a fé!!


A FÉ: ACOLHER A PALAVRA DE DEUS
“ Essa é a vitória que venceu o mundo, a nossa fé” (Jo 5,4)

1.Ter fé é aceitar o projeto de Deus. Deus confia mais no ser humano do que o ser humano em Deus. A falta de entrega a Deus faz com que o seu projeto de amor não se concretize e se manifeste claramente em cada dia. Ter fé não é só crer em Deus, mas aceitar e acolher seu projeto de amor. É preciso acreditar que Ele já está fermentando a nossa história, apesar das contradições e da lentidão das transformações.
2.Ter fé é acolher Jesus. O essencial da fé cristã é acolher Jesus como o Filho enviado pelo Pai para ser nosso irmão e salvador. Fé não é só um sentimento, mas adesão concreta a Jesus, projeto vivo e perfeito do Pai. Ele é o projeto de Deus que deu certo, por isso é modelo de todo o ser humano e ponto final e feliz da história humana. Ser cristão é professar a fé em Cristo ressuscitado, presente no meio de nós e anunciar que Jesus é o Senhor e Salvador.
3.Fé sem obras é morta. A fé provoca um novo modo de ser e de viver. A fé cristã explica, esclarece e dá novo significado à vida. “O justo vive da fé” (Rm 1,17). Tudo deve ser lido e esclarecido através da fé, que torna a vida uma experiência e uma prática comprometida com o projeto de Deus. Por isso a fé sem obras é morta. Ela dá sentido e ilumina tudo o que fazemos.
4.A fé dá sentido à vida. Somente quem crê em Deus encontra o significado para a própria vida e para a vida do mundo. Uma pessoa sem fé é como alguém perdido na noite. Não tem saída. Os problemas, dificuldades e doenças não são falta de fé. Só a fé pode ajudar as pessoas entenderem e vencerem os próprios problemas.
5.A fé não nos desliga da realidade da história. A fé não é alienante, ela nos impele à participação na vida das pessoas e da comunidade. A fé nos leva a um compromisso de luta pela transformação da história para melhorar. Uma fé esclarecida purifica nossas crenças tradicionais para que não aceitemos tudo como vontade de Deus.
6.Nossa ética social brota da fé. A fé nos faz perceber que Deus está preferencialmente ao lado dos empobrecidos. Ela exige que sejamos solidários com esses irmãos na ajuda e na luta que os liberte da miséria, da injustiça. O projeto de Deus que aceitamos pela fé visa a libertação integral de todas as pessoas.
7.A fé cresce e pode se apagar. A fé é como uma luz que, alimenta, ilumina, mas pode se apagar. Através da oração, meditação da Palavra de Deus, da participação na comunidade e pela prática das boas obras, a fé se aprofunda e cresce. É preciso estar vigilante.

Leia na Bíblia: Lc 17,5-6; Jo 8,31-47; 1Jo 5,1.10-12; Hb 11,1-3.6; Mt 14,22-33; Mc9,14-24; Jo 20,24-29; Rm 3,21-31;4,1-25; Tg 2,14-26; Gl 3,1-39; Salmos1; 11(10); 14(13); 121(120).

Nenhum comentário:

Postar um comentário