Vote na enquete! Qual a imagem evangélicas mais bonita para você?
Curta para votar

Curta para votar

Curta para votar

Curta para votar

O ARREPENDIMENTO E O REMORSO

Arrependimento e Remorso
 
“Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós outros.”- (Lucas, 23: 39)
 
Arrependimento e remorso, duas palavras que se confundem, mas que expressam sentimentos opostos.
Enquanto o arrependimento leva a atitudes positivas de renovação interior, o remorso gera atitudes negativas de condenação a si próprio.
Se o arrependimento induz à busca de mudança de atitudes e correção do próprio erro, o remorso cria na alma sentimentos de revolta, de culpa, de amargura, de anular-se interiormente.
Se o arrependimento leva a um crescimento interior pela fé que o inspira, o remorso leva à negação de si próprio pela falta de fé que lhe traria força e coragem para uma busca de renovação.
Pelo arrependimento, o homem aprende a não mais cometer o mesmo erro. Pelo remorso, ele se entrega a situações de desespero, que podem levá-lo à depressão, à loucura ou até mesmo a atentar contra a própria vida.
O arrependimento gera satisfação na alma ao reconhecer em si mesmo as imperfeições de que todos os seres humanos são suscetíveis, mas com a certeza de que poderá melhorar. Pelo remorso, porém, o homem nada percebe além da sua própria dor.
Exemplos disso o foram o bom e o mau ladrão do Evangelho, crucificados ao lado de Jesus. Enquanto o bom ladrão, sinceramente arrependido pelos maus atos cometidos, revestia-se de esperanças de ser perdoado e poder alcançar um lugar no paraíso ao lado do Mestre, o mau ladrão, blasfemando, remoia-se interiormente, pelo remorso de não ter conseguido se salvar, e não mais poder continuar nos seus desatinos.
Assim sendo, filho meu, quando cometeres alguma falta, mesmo que involuntariamente, procura agir com arrependimento, como aquele que, confiando no perdão divino, procurou renovar-se com Jesus, na certeza de que com Ele haveria de estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário